• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

CONSUB utilizará tecnologia da Curtiss-Wright para modernização do Sistema de Gerenciamento de Combate das fragatas Classe Niterói

Publicado em 20/02/2020

CONSUB utilizará tecnologia da Curtiss-Wright para modernização do Sistema de Gerenciamento de Combate das fragatas Classe Niterói

As fragatas da Classe Niterói da Marinha Brasileira estão passando por uma grande atualização, que inclui a modernização do seu Sistema de Gerenciamento de Combate – SICONTAMk-II. Incorporadas à força entre 1973 e 1980, estas embarcações terão a vida útil estendida até que uma nova geração esteja pronta para substituí-las.

De 2003 a 2006, a empresa brasileira CONSUB Soluções em Tecnologia, especializada no desenvolvimento e integração de Sistemas de Gerenciamento de Combate, Integração de Sensores e Armas para a Defesa Naval, realizou um programa de atualização tecnológica nas seis fragatas da Classe Niterói, instalando novos sistemas de controle tático e de controle de armas e integrando-os aos sensores e armas do navio. Com o passar dos anos de operação bem-sucedida, o hardware do sistema tornou-se obsoleto e difícil de ser mantido devido à falta de peças de reposição para a substituição de unidades com defeito.

A CONSUB foi então novamente contratada para a modernização, devido à experiência adquirida no desenvolvimento do sistema anterior. O programa de modernização visa basicamente levar o sistema para uma plataforma de hardware nova e atualizada, mantendo ou melhorando todas as funcionalidades e o desempenho. O sistema operacional também será alterado e todo o software será revisado e reescrito.

O software Radar Video Processor (RVP) faz a interface com a placa Curtiss-Wright Osiris ou com o sinal de vídeo do radar fornecido pela rede, implementando a extração e o rastreamento avançado de plotagens, distribuição do sinal do radar, relatórios de plotagem e rastreamento para vários operadores.

Como os consoles de operação das fragatas desempenham um papel muito importante e dependem de processamento gráfico de alta capacidade, a CONSUB utilizará as placas Osiris, da fabricante norte-americana Curtiss-Wright. Estas interfaces trabalham com dois canais, processam sinais de radar analógicos e digitais, e são capazes de trabalhar com imagens de alta resolução e taxa de atualização, em diversas tarefas de análise e acompanhamento.

“A CONSUB tem um histórico de sucesso no desenvolvimento, integração e instalação de sistemas de gerenciamento de combate para porta-aviões, fragatas, corvetas e barcos-patrulha. É uma honra participar ao lado dela nesta renovação tecnológica na Marinha Brasileira”, destaca Jaime Ferreira, diretor da Avicom, que representa a Curtiss-Wright no Brasil. “Já centenária Curtiss-Wright, cuja atuação abrange tecnologias e soluções para o mercado de Defesa, Aviônica, FTI, dentre outras, está dando uma contribuição decisiva neste processo, com soluções que ajudarão a colocar as fragatas brasileiras em um novo patamar”.