• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Vídeos volumétricos ganham ferramenta poderosa

Publicado em 19/12/2019

Vídeos volumétricos ganham ferramenta poderosa

Câmera Volucam, da IO Industries, simplifica a configuração de estúdios e acelera o fluxo de trabalho para atender os mercados de entretenimento, saúde e educação

 

O mercado mundial de vídeos volumétricos deverá saltar dos US$ 151 milhões faturados em 2018, para US$ 556 milhões em 2026, segundo a consultoria Knowledge Sourcing Intelligence. O crescimento anual de 24% está sendo impulsionado pela demanda das indústrias de entretenimento e sinalização digital, além de saúde e educação, muito beneficiadas pelos recursos da nova tecnologia.
 

Estes vídeos permitem a imersão em infinitos ambientes, como, por exemplo, o cenário de um filme ou o treinamento em um centro cirúrgico. Parques de diversões, criadores de videogames, grandes corporações e centros de pesquisa têm visto nos vídeos volumétricos uma oportunidade de aumentar o faturamento com novas experiências ou reduzir o tempo gasto na formação de um profissional.
 

O vídeo volumétrico consiste na captura de imagens de pessoas e objetos em movimento, que depois podem ser visualizados em qualquer ângulo, em ambientes de realidade virtual ou mista. Um estúdio típico de captura volumétrica costuma empregar diversas cabeças de câmera ligadas a sistemas locais de gravação e armazenamento. Após uma sessão de gravação, os dados são transferidos para o armazenamento centralizado, onde as imagens são processadas. Como estamos falando de grandes volumes de dados, os processos intermediários têm grande potencial para atrasar a entrega de materiais finalizados.
 

Para ajudar a queimar etapas, a canadense IO Industries apresentou neste ano a câmera Volucam, um modelo exclusivo para este tipo de aplicação com sensor CMOS e resoluções/taxas de frame que variam entre 12MP/60fps, 4K/90fps e HD/300fps. O modelo inova ao permitir a transferência direta de dados da câmera para o armazenamento central e a renderização. Tudo enquanto as imagens ainda estão sendo capturadas.
 

A Volucam usa um buffer interno de alta capacidade capaz de armazenar o vídeo bruto, enquanto a sua conexão de fibra óptica 10GigE transfere simultaneamente os arquivos para a renderização. Além desta aceleração, todo o hardware do armazenamento temporário (PCs) é eliminado, simplificando a configuração e operação do estúdio.
 

O armazenamento interno da Volucam pode ter 1TB ou 2TB e existe a possibilidade de estender o tempo de gravação, ativando o processo de compressão sem perdas. Ela ainda conta com recursos de sincronia para gravações multi-câmera, saídas 12G-SDI para monitoração e bocais para lentes C-mount e Canon EF, além de suporte a bocais B4, PL e Canon FD com adaptadores de terceiros.
 

Destaques:

  • Monitoração ao vivo através da saída 12G-SDI em Full HD ou Ultra HD até 60fps.

  • Sincronia de câmeras para em ambientes de produção ao vivo e gravação com diversas possibilidades.

  • Suporte a live streaming através de interface 10GbE.

  • Transmissão de arquivos para pasta de rede compartilhada ou NAS.

  • Resoluções de 0,4MP a 26,2MP

  • Capacidade de global Shutter para eliminar artefatos de movimento.

No Brasil, a Avicom Engenharia é a representante e distribuidora oficial da IO Industries.