• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Estudo de caso Grass Valley EPTV

Publicado em 16/07/2019

Estudo de caso Grass Valley EPTV

Sistema Grass Valley Stratus automatiza a produção de notícias na EPTV de Campinas

Solução implantada com suporte da Avicom Engenharia acelera a operação através de processos mais ágeis, econômicos e seguros.

A Empresa Paulista de Televisão (EPTV), afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, está adotando o sistema de gerenciamento de produção e exibição Grass Valley STRATUS 6.0 para automatizar a produção de notícias em sua sede, na cidade de Campinas (SP). Esta migração está sendo feita com o suporte da Avicom Engenharia, representante da Grass Valley no Brasil, e ainda inclui a atualização do sistema de edição EDIUS.

A chegada do STRATUS 6.0 traz ganhos de eficiência em várias etapas do processo, como explica Giulio Breviglieri, Gerente de Engenharia na EPTV: “Com o STRATUS todas as alterações realizadas pelos jornalistas na organização dos telejornais reflete-se automaticamente na exibição”. Até a renovação trazida pela Grass Valley, o departamento de jornalismo tinha muitos processos manuais e cada matéria precisava ser organizada manualmente numa listagem do servidor. Agora, a ordem vem direto da redação e as suas mudanças têm efeito imediato. Da mesma forma, os textos e as artes dos caracteres são definidas na redação.

Até 2018, enquanto a redação precisava melhorar a integração com a exibição, os softwares de edição também aguardavam por uma atualização, pois estavam se tornando incompatíveis com os novos formatos e padrões do mercado. “Agora também é possível fazer as entregas de materiais tanto das estações de alta como de baixa resolução”, conta Breviglieri.

Todos os arquivos de mídia da emissora passaram a ser centralizados em dois servidores K2 Summit com 12 canais, acessados por 26 estações de trabalho habilitadas com licenças dos pacotes GV STRATUS. São 16 estações de alta resolução com o sistema EDIUS, sendo 8 na redação e as demais divididas entre o Controle de Estúdios, Centro de Documentação, Central de Geração e Recepção, além dos escritórios de Brasília e Piracicaba.

Outras dez estações do EDIUS com edição em baixa resolução complementam a estrutura. Nelas, os jornalistas dispõem de recursos similares à versão completa, mas as imagens têm a sua qualidade ajustada para consumir poucos recursos de rede e processamento. Quando o trabalho é concluído, o Grass Valley STRATUS 6.0 dá início a um fluxo de trabalho que gera a versão em alta resolução da reportagem.

Graças à versatilidade do STRATUS, os escritórios de Brasília e Piracicaba da EPTV podem combinar nas estações EDIUS os arquivos locais em alta resolução com imagens em baixa resolução enviadas pelo servidor de mídia em Campinas. Ao término da edição, apenas as imagens em alta são enviadas para o servidor do STRATUS, para consolidar o arquivo final. Esta é outra capacidade que poupa recursos de processamento, tráfego de dados e processamento, tornando o processo ainda mais rápido.

“O jornalismo passou a ter muito mais capacidade de produção. A direção de jornalismo, por exemplo, pode aprovar uma matéria remotamente em um smartphone, algo que não era possível antes.”, afirma José Francisco Valência, Diretor de Engenharia na EPTV. “Outro ganho está no controle mais preciso da planilha de exibição, que simplifica o processo e dá mais segurança aos editores. Também agilizamos a geração de caracteres e agora temos a possibilidade de realizar gravações agendadas no servidor de mídia. São ganhos operacionais que agilizam o nosso trabalho”.

 

A velocidade da informação

Todos os dias, 15 equipes de reportagem da EPTV saem pelas ruas de Campinas e região para coletar notícias e abastecer os três telejornais diários e outras produções da casa e da própria Rede Globo. Conforme os cartões gravados chegam ao Centro de Documentação, seus arquivos MXF XDCAM 35 Mbits passam pelo processo de ingest no STRATUS, gerando versões em baixa e alta resolução para edição. Os arquivos vindos das equipes de externa têm disponibilidade quase imediata para edição e, ao terminar um projeto, não é preciso esperar pela renderização. “Como o STRATUS tem servidores de renderização dedicados, os editores podem iniciar um novo projeto enquanto o anterior ainda está sendo renderizado, o que também nos dá ganho de velocidade nos processos”, destaca Giulio Breviglieri.

Outra novidade é o envio automatizado de conteúdos para múltiplas plataformas. Através de fluxos de trabalho organizados no STRATUS 6.0, notícias, entrevistas e reportagens exibidas em telejornais são disponibilizadas em poucos minutos no portal de notícias G1 e outras sites e serviços da EPTV. Antes da atualização eram necessárias até duas horas para postar todos os vídeos de um telejornal. “Agora, quinze segundos depois de entrar no STRATUS, todos os materiais podem ser acessados de qualquer estação de trabalho. A publicação no portal online acontece poucos segundos após o termino da matéria. É quase em tempo real. Isso dinamizou muito o processo”, explica o Gerente de Engenharia na EPTV.

“A EPTV estava ávida por usufruir dos benefícios de uma automação que integrasse etapas essenciais da produção de notícias, da chegada dos arquivos ao servidor de exibição e a tecnologia do Grass Valley Stratus auxiliou o departamento de engenharia da emissora a alcançar este objetivo”, afirma Jaime Ferreira, diretor da Avicom Engenharia. “Com o nosso suporte, a afiliada da TV Globo chegou a um novo patamar, com processos mais rápidos e seguros, além do suporte integral pelos próximos anos, com garantia estendida de equipamentos, atualização de softwares e mão de obra incluídos”.

Neste ano a EPTV completa 40 anos de história, tendo a Grass Valley como uma de suas maiores parceiras tecnológicas. Todos os seus controles mestres, switchers de produção, modulares de vídeo e routers, além de todas as câmeras de estúdios e unidades móveis são Grass Valley. No jornalismo, o sistema de edição EDIUS é utilizado há mais de 10 anos. Além da cobertura na região de Campinas, ela também conta com emissoras em Ribeirão Preto e São Carlos, no interior de São Paulo, e Varginha, no sul de Minas Gerais.

Clique aqui para mais informações.