• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Case study Avicom - Centro América

Publicado em 25/09/2023

Case study Avicom - Centro América

TV Centro América e TV Morena renovam redes de distribuição e contribuição com soluções Avicom

As afiliadas da Rede Globo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul reduziram os custos operacionais usando o protocolo IP/SRT sobre internet pública. Monitoração, controle e chaveamento remoto de fluxos IP e BTS garantem a qualidade e a redundância dos serviços.

São Paulo, 31 de agosto de 2023 — Grandes áreas alagadas, incêndios florestais e temperaturas superiores a 40°C são alguns dos desafios enfrentados pelas equipes técnicas das TVs Centro América e Morena, afiliadas à Rede Globo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A área de cobertura impressiona: Os estados somam 1.260.352 Km2 — algo como Alemanha, Espanha e Itália juntas.

Em 2022, o alto custo dos serviços contratados para conectar quatro geradoras em Mato Grosso e três em Mato Grosso do Sul, a obsolescência dos equipamentos e os preparativos para a chegada da TV 3.0, apontaram para a renovação das infraestruturas de distribuição da programação e contribuição jornalística. A Avicom Engenharia foi selecionada para fornecer uma solução completa, baseada no transporte de vídeo sobre IP/SRT e BTS por meio de uma rede redundante de internet pública.

A proposta da Avicom é agnóstica e foi validada com ótimo desempenho. É um projeto que inova por adotar a interligação em SRT (Secure Reliable Transport) dos sinais de programação e contribuição de jornalismo. Além disso, estamos prontos para utilizar sinais em 4K, atendendo às demandas da TV 3.0”, destaca Luis Botelho, Diretor de Engenharia e Tecnologia na Rede Matogrossense de Televisão, responsável pela TV Centro América e pela TV Morena. “A solução anterior (com conexões IP dedicadas) chegava a custar R$ 10 mil por mês, por porta. Hoje temos internet com bandas muito maiores, a um custo muito mais interessante. Tudo isso pesou ao fazermos o estudo de viabilidade econômica”.

A solução que implantamos na TV Centro America permite ainda muita expansão de funcionalidades. Estamos por enquanto trabalhando com BTS e SDI-HD mas o sistema pode integrar a emissora e suas afiliadas com internet publica para muitas outras aplicações incluindo solução para ¨splicing¨ de regionalização comercial, transcodificação de sinais, integração com IP 2110, entre outras, afirma Jaime Fernando Ferreira, Diretor Geral da Avicom Engenharia. “As tecnologias fornecidas por nossas representadas Bridge Technologies e MediaKind, aliadas ao nosso suporte técnico local, irão assegurar fluxos de distribuição e contribuição de alta qualidade e latência mínima pelos próximos anos”.

Internet pública na distribuição de TV

Nas emissoras da TV Centro América em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, além dos canais da TV Morena em Campo Grande e Ponta Porã, os sinais de back-up das programações deixaram de ser distribuídos por satélite, após a migração. Agora, os fluxos BTS (Broadcast Transport Stream) são enviados por conexão de rede IP para os transmissores, usando IP/SRT.

 

Em Tangará da Serra (MT) e Corumbá (MS), o sinal principal e a redundância usam apenas as conexões IP/SRT para entregar a programação aos transmissores. (Confira os detalhes no diagrama técnico a seguir.)

Diagrama 1 – Probes Bridgetech para monitorar e chavear os sinais ASI em cada estação.

Diagrama 2 :  Gateways RX1 e CE1 da MediaKind integrados com encoders e decoders e interface ASI para transmitir e receber vídeo HD-SDI e BTS.

Redes confiáveis

As conexões IP dedicadas vinham sendo empregadas na contribuição jornalística entre as afiliadas há mais de 15 anos, enquanto a distribuição dependia exclusivamente do satélite. Nos últimos anos, com a migração para o modelo de central casting, a distribuição por IP começou a ser usada esporadicamente para diferenciar a programação em algumas regiões. Entretanto, as tecnologias e contratos de serviços não atendiam aos requisitos de uma mudança definitiva. Levar a conectividade a um novo patamar exigia tecnologias agnósticas, adaptáveis a qualquer infraestrutura e fornecedor de internet. Outro ponto essencial era a redundância das conexões.

A Avicom contemplou não apenas a rede de distribuição, como também o chaveamento remoto dos transmissores, para o caso de algum problema, o que aumentou a confiabilidade”, explica Luis Botelho. “O sistema foi o que melhor atendeu às premissas de robustez em relação às intempéries e temperaturas médias muito altas da nossa região”.

A comutação automática entre os sinais principal e backup é feita pelos probes VB243, da Bridge Technologies, garantindo a continuidade das transmissões. Este switch inteligente utiliza a tecnologia ETR290 para verificar a conformidade de parâmetros como tabelas PSI/SI, taxa de bits e serviços agregados para aplicar os chaveamentos.

Todas as praças contam com os probes da Bridge Technologies combinados em apenas um gateway, para monitorar, controlar e chavear remotamente os fluxos IP e BTS”, afirma Jaime Ferreira. “A tecnologia oferecida por eles deu segurança para reduzir a dependência dos serviços de satélite na distribuição da programação, com uma consequente economia de recursos”.

A robustez do sistema se fundamenta na monitoração contínua, realizada por um arsenal de soluções da Bridge Technologies. O acompanhamento dos sinais começa pelas sondas ligadas ao probe VB120, que coleta dados sobre os fluxos IP ao longo da rede. A inspeção segue no VBC Controller, que centraliza o gerenciamento e o status dos serviços. O VBC ainda antecipa falhas potenciais através de alarmes, dando tempo para as medidas corretivas, enquanto o Remote Data Wall (RDW) simplifica a organização visual das informações.

Finalmente, os probes VB256 instalados nas sedes de Campo Grande e Cuiabá monitoram a qualidade de serviço dos fluxos BTS no padrão ISDB-Tb/SBTVD-T e as transmissões para mais de 5,8 milhões de espectadores.

A integração das probes com a solução robusta de Gateways IP  da MediaKind permitiram uma integração completa, com transmissão de vídeo e BTS em baixíssima latência utilizando redes de internet na contribuição e distribuição de sinais.  Foram utilizados as soluções RX1 e CE1 da MediaKind, solução já empregada em diversos outros projetos e que tem hoje o melhor custo benefício do mercado para este tipo de aplicação.

Destaques

  • As soluções integradas e o suporte local da Avicom deram segurança para que a TV Centro América e TV Morena substituíssem os serviços de satélite pela internet pública na distribuição dos sinais de back-up da programação.
  • Com temperaturas que alcançam os 40°C, alagamentos e incêndios frequentes, o clima é um desafio constante nas regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, exigindo atenção redobrada na robustez das instalações.
  • O projeto da Avicom inovou não apenas na interligação por SRT dos sinais da programação, como também na contribuição de jornalismo ao vivo, utilizando a internet pública”, destaca Luis Botelho, Diretor de Engenharia e Tecnologia na Rede Matogrossense de Televisão.
  • As probes da Bridge Technologies e os Gateways RX1 e CE1 da Mediakind foram instalados em todas as praças, para encodar, decodificar,  monitorar, controlar e chavear remotamente os fluxos IP e BTS.

Sobre a AVICOM ENGENHARIA

Baseada em São José dos Campos (SP), a Avicom Engenharia é uma companhia brasileira especializada em soluções de alta tecnologia, projetos e suporte técnico para Broadcast, Pay TV e OTT. O seu portfólio inclui as fabricantes MediaKind, Bridgetech, Avateq, Broadpeak, Skyline e Amagi, entre outras, para atender demandas de transmissão de vídeo por internet com protocolos SRT e ZIXI; monitoração e avaliação de sinais em IP, OTT,  SAT e ISDB-Tb; além de automação e orquestração para sistemas de Broadcast, Pay TV e OTT.

www.avicomengenharia.com