• Acesse o site em Português
  • Visit Avicom Engenharia's website in english

Press Release Avicom - Record TV

Publicado em 28/07/2023

Press Release Avicom - Record TV

SET EXPO 2023: Rede Record e Avicom Engenharia unidas no projeto RCP Live

Internet pública e protocolo SRT são combinados para expandir a conectividade entre 30 emissoras, dar maior eficiência operacional e reduzir custos.

São Paulo, 27 de julho de 2023 — A Avicom Engenharia, empresa líder no fornecimento de soluções de alta tecnologia, projetos e suporte técnico para Broadcast, Pay TV e OTT, apresentará na SET EXPO 2023 o projeto RCP Live, a terceira geração de conectividade da RecordTV. O RCP Live conecta 30 emissoras da rede, para contribuições jornalísticas e distribuição reserva da programação gerada em São Paulo. No centro da solução estão a internet pública e o protocolo SRT (Secure Reliable Transport), reconhecido pela capacidade de transportar vídeos ao vivo com alta qualidade e baixa latência.

Segundo José Marcelo Amaral, Diretor de Engenharia e Operações da RecordTV, ¨A migração desse serviço com base no uso da internet pública, além da evolução tecnológica,nos proporcionou redução dos custos operacionais e também de 80% nos custos com conectividade.

“Hoje, as próprias praças têm autonomia para controlar a geração e recebimento de sinais, sem depender de São Paulo, porque os roteamentos passaram a ser descentralizados”, conta Antonio Carlos Nóbrega Sobrinho, Gerente de Projetos e Implementação da RecordTV.

“Nós tivemos a oportunidade de expandir os recursos de conectividade da RecordTV com o protocolo SRT e a internet pública, atendendo aos requisitos de redundância, segurança e qualidade”, afirma Jaime Fernando Ferreira, Diretor Geral da Avicom Engenharia. “O RCP Live libertou a emissora dos links dedicados e reduziu o custo operacional. A Avicom só tem a agradecer a confiança da RecordTV e comemora o sucesso do projeto”.

A economia do projeto RCP Live também foi beneficiada com o aproveitamento de encoders e decoders Ericsson/MediaKind, adquiridos para projetos anteriores, que já dispunham de interface IP. Outros 31 gateways RX1 da MediaKind foram incorporados para completar a integração com a internet.

Agora, a programação chega ao encoder via SDI e segue por IP para o gateway, onde é feito o encapsulamento no padrão SRT. Depois, o sinal é replicado 58 vezes para atender a comunicação redundante com as 29 emissoras conectadas à RecordTV, em São Paulo. Quando chega ao destino, o sinal faz o caminho inverso, passando pelos gateways e decoders

Este fluxo ponto-multiponto bidirecional está sempre disponível para as contribuições entre as praças e com a cabeça de rede. As emissoras contam ainda com o chaveamento automático para seleção do melhor serviço de internet pública disponível. O projeto ainda contempla um contrato de suporte técnico com atendimento feito no Brasil com a equipe de suporte da Avicom e MediaKind.

Prontos para o futuro

O próximo passo é chegar a 50 emissoras conectadas”, destaca Antonio Carlos Nóbrega. A simplificação no gerenciamento e a qualidade do serviço proporcionada pelo encapsulamento com o protocolo SRT darão a segurança necessária para o processo.

Os gateways MediaKind RX1 foram configurados com 1 placa de rede e 6 portas Gigabit Ethernet gerenciadas internamente, evitando a compra de hardware adicional”, completa Jaime Fernando Ferreira. “Eles também estão preparados para assumir as funções de encoder, decoder, transcoder e splicing para futuras expansões”.

A distribuição de fluxos BTS via sinais ASI encapsulados no padrão SRT, para alimentar os transmissores da rede está entre as possibilidades futuras do workflow. Outra aplicação disponível será a contribuição de equipes externas, usando o protocolo SRT e pequenos encoders portáteis de diferentes fabricantes — como, por exemplo, o MediaKind CE-Mini — para enviar os sinais diretamente a um dos gateways.

Sobre a AVICOM ENGENHARIA

Baseada em São José dos Campos (SP), a Avicom Engenharia é uma companhia brasileira especializada em soluções de alta tecnologia, projetos e suporte técnico para Broadcast, Pay TV e OTT. O seu portfólio inclui as fabricantes MediaKind, Bridgetech, Avateq, Broadpeak, Skyline e Amagi, entre outras, para atender demandas de transmissão de vídeo por internet com protocolos SRT e ZIXI; monitoração e avaliação de sinais em IP, OTT,  SAT e ISDB-Tb; além de automação e orquestração para sistemas de Broadcast, Pay TV e OTT.   

www.avicomengenharia.com